Pular para o conteúdo principal

Expectativa para o Montezuma movimenta os alunos de comunicação


Por Bruno Brito e Leonardo Gonçalves



É HOJE! A partir das 18 horas, no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), acontecerá a sétima edição do prêmio Francisco Montezuma de Comunicação. O evento premiará os estudantes de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda) nas categorias de Campanha Publicitária, Jingle, Criação para Rádio e TV, Outdoor, Anúncio Impresso, Jornalismo Impresso, Fotojornalismo, Radiojornalismo, Telejornalismo, Webjornalismo, Design Gráfico e Fotografia.
A premiação, que costuma agitar a vida acadêmica, homenageará os 50 anos da Tropicália. Segundo Bruno Leite, estudante do terceiro semestre de jornalismo, que foi indicado nas categorias de Webjornalismo e Fotojornalismo, o Montezuma é uma maneira de dar visibilidade à cidade histórica de Cachoeira e aos trabalhos dos estudantes da UFRB. Cachoeira tem um histórico na formação de jornalistas, Francisco Montezuma foi um, Simões Filho foi outro. Então eu acredito que a finalidade da premiação é essa, dinamizar os cursos, dar visibilidade para as produções destes e fazer com que a vocação histórica de Cachoeira na formação de grandes profissionais da comunicação seja mantida’’.
Para Deise Almeida, estudante do quinto semestre de Jornalismo, que foi indicada nas categorias de Criação de Rádio e TV, Radiojornalismo e Design Gráfico, o evento move o aluno a produzir mais e, por essa razão, a qualidade dos trabalhos aumenta a cada edição. ”O que mais me chama atenção na premiação é a questão de impulsionar você a produzir mais, melhorar. Não é apenas ganhar um prêmio, é um reconhecimento pelo seu trabalho, o que te motiva a produzir melhor” completou.

Postagens mais visitadas deste blog

Moda ou antimoda? 50 anos da Tropicália

Por: Gabriella Freitas, Janeise Santos e Bruno Brito A música brasileira pós-Bossa Nova e a “definição musical” no País estavam cada vez mais dominadas pelas posições tradicionais ou nacionalistas de movimentos ligados à esquerda, e no quesito moda, o que estava em vigor na década de 1960, era um vestuário amarrado a formas retilíneas, tons pastéis e uma cartela de cores nem um pouco ousada. Contra essas tendências, um grupo baiano e seus colaboradores procuraram universalizar a linguagem da MPB, incorporando elementos da cultura jovem mundial como o rock, a psicodelia e a guitarra elétrica. Aliado a essa nova experiência musical, os tropicalistas, como passaram a ser chamados, chocavam ao público com suas apresentações de grande apelo visual. É, que, além de transmitir a mensagem por suas letras e melodias irreverentes, os artistas tinham como intenção, desconstruir o conceito estético do belo e adotar a roupa como um prolongamento do corpo, sendo esse, um dos principais elementos d…

Indicados em Matéria Jornalística

Saem os primeiros finalistas para o Prêmio Montezuma: por indicação do professor Carlos Ribeiro, estão concorrendo na categoria Matéria Jornalística: Catharina Arouca e Kaio Pereira - O ensino superior e as consequências para a saúde mental dos jovens. CONFIRA A MATÉRIA DE CATHARINA E KAIO.

Catharina Arouca - Expressão: liberdade ou prisão? CONFIRA AQUI A MATÉRIA DE CATHARINA.

Jamile da Silva e Jaqueline Ferreira - Genocídio da população negra e periférica. CONFIRA A MATÉRIA DE JAMILE E JAQUELINE.

Lucas Mascarenhas - Projetos sociais incentivam jovens de Cachoeira a se aproximarem da dança. CONFIRA A MATÉRIA DE LUCAS.

Magno do Rosário - Paredes pintadas do CAHL dividem opiniões.CONFIRA A MATÉRIA DE MAGNO. A VII edição do Prêmio Francisco Montezuma está marcado para o dia 1° de março de 2018, este ano o prêmio será com o tema Tropicália e será a primeira edição em que será entregue o troféu Rachel Neuberger.

Inscrições seguem abertas

A professora Talyta Singer enviou uma lista com os 10 melhores trabalhos em Webjornalismo nos anos de 2016 e 2017, mas como esta edição premiará todo o período de maneira unificada, estamos trabalhando para publicar, em breve, a relação definitiva dos cinco indicados na categoria.

Como os concorrentes em Matéria Jornalística já estão definidos (confira na postagem anterior) e até o momento os professores não apresentaram suas indicações, seguem abertas as inscrições, que devem ser feitas pelos próprios estudantes, autores dos trabalhos, nas seguintes categorias:

Campanha Publicitária
Jingle Publicitário               Criação em Rádio e TV        Outdoor                                                       Anúncio Impresso                Fotografia Publicitária                    Fotojornalismo                     Radiojornalismo                         Telejornalismo                                          Design Gráfico