Pular para o conteúdo principal

O Tropicalismo e sua essência contraventora

A edição deste ano do Prêmio Montezuma de Comunicação tem como tema o cinquentenário do Tropicalismo, que vai inspirar não apenas a criação da logomarca e demais itens da personalidade gráfica do evento, mas inclusive o figurino, decoração e o próprio clima da festa de premiação, marcada para o próximo 1º de março. O evento acontecerá no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras, na cidade de Cachoeira, e vai destacar a produção laboratorial dos estudantes dos cursos de Publicidade e de Jornalismo da UFRB.

Mhayla Barbosa Guimarães e Rafique Reis

O Movimento Tropicalista, surgido no final dos anos 1960 e encabeçado por figuras como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé e a banda Mutantes, representa uma tempestade cultural que se posicionou à revelia dos moldes de concepção artística e estética do Brasil daquela época.

Contemporânea a um contexto nacional de censura e governo autoritário, ao mesmo passo em que observava também os relevantes avanços tecnológicos no cenário internacional, além dos desdobramentos políticos do pós-guerra e seus tensionamentos ideológicos, a Tropicália se preocupava, basicamente, em lançar à sociedade uma poética de conteúdo subversivo e inovador, no qual se transavam cores, nomes e comportamentos encarados como agressivos pelos conservadores da conjuntura.

Panis et Circensis

Em 1990, concedendo entrevista ao extinto programa Ensaio da TV Cultura, Tom Zé, baiano de Irará, consegue definir com precisão cirúrgica o que representou o Tropicalismo para a juventude daquele tempo. Segundo o artista, compositor da canção Parque Industrial - presente no disco Panis et Circensis, o mais importante do período e que demarca as bases para a construção do movimento  é que “o tropicalismo é toda a vontade de conhecer o mundo”.

Necessariamente, este anseio intenta levar ao cenário do período ideias e atitudes culturais externas ao regionalismo nacional, porém sem nunca desprezá-lo. O cancioneiro tropicalista, enriquecido pelas poéticas de autores como Capinam e Torquato Neto, revoluciona de forma surpreendente o modo de composição no Brasil.

Das letras até os arranjos – assumidos pelo maestro Rogerio Duprat – houve uma imersão da canção no caldeirão universal que via o nascimento de grandes álbuns de grupos internacionais, com destaque para o britânico The Beatles. Tudo isto severamente criticado pelos artistas mais tradicionalistas da conjuntura, os quais direcionavam vigorosamente suas atenções contra os ditos “símbolos de descaracterização da identidade nacional”.

Terra em transe

Entretanto, o movimento Tropicalista não se limitava ao mundo da música, definindo outras modalidades de linguagem, de comunicação. Desde as roupas utilizadas pelos agentes desta dinâmica transgressora, adotada também pelo movimento hippie de contracultura, até a arte gráfica, produzida principalmente por Rogério Duarte - além de artística plástico, escritor e poeta, militante contra a ditadura militar – que por destaque se pode citar a capa do disco Caetano Veloso, de 1968.

No âmbito cinematográfico, o também baiano Glauber Rocha foi o expoente. Seu filme Terra em Transe, de 1967, se configura, junto com as canções apresentadas por Gil e Veloso – que escreve sobre a importância do cineasta em seu livro Verdade Tropical - no festival da Record do mesmo ano, como fundamento intelectual do movimento.

Alguns historiadores apontam a demarcação do fim da ebulição tropicalista em 1968, a partir da prisão de Gilberto Gil e Caetano Veloso, enquadrados no Ato Institucional número 5, validado no governo rígido de Costa e Silva. Entretanto, pode-se constatar que a força vital da Tropicália não fora extinta, pelo contrário, mostra-se ainda bastante viva e influenciadora das discussões de liberdade e produções artísticas atuais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moda ou antimoda? 50 anos da Tropicália

Por: Gabriella Freitas, Janeise Santos e Bruno Brito A música brasileira pós-Bossa Nova e a “definição musical” no País estavam cada vez mais dominadas pelas posições tradicionais ou nacionalistas de movimentos ligados à esquerda, e no quesito moda, o que estava em vigor na década de 1960, era um vestuário amarrado a formas retilíneas, tons pastéis e uma cartela de cores nem um pouco ousada. Contra essas tendências, um grupo baiano e seus colaboradores procuraram universalizar a linguagem da MPB, incorporando elementos da cultura jovem mundial como o rock, a psicodelia e a guitarra elétrica. Aliado a essa nova experiência musical, os tropicalistas, como passaram a ser chamados, chocavam ao público com suas apresentações de grande apelo visual. É, que, além de transmitir a mensagem por suas letras e melodias irreverentes, os artistas tinham como intenção, desconstruir o conceito estético do belo e adotar a roupa como um prolongamento do corpo, sendo esse, um dos principais element

Confira os ganhadores do VII Prêmio Montezuma

Resultados do VII Prêmio Francisco Montezuma de Comunicação, realizado no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB, em Cachoeira, no último dia primeiro de março de 2018. O projeto de extensão é de autoria do professor Péricles Diniz e a equipe de organização do evento deste ano foi composta por estudantes de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo. Este ano, o evento teve como tema os 50 anos da Tropicália, por este motivo a decoração, roupas e até o próprio troféu foram inspirados na estética do movimento. Para compor o júri foram convidados: a jornalista Suely Temporal, a publicitária Jéssica Almeida, a jornalista, fotógrafa e cantora Rita Tavares, o professor Juliano Mascarenhas e a professora Juciara Nogueira. Premiados: FOTOJORNALISMO – Bruno Leite. Tema: Boa Morte. Recebeu o prêmio das mãos da jornalista, fotógrafa e cantora Rita Tavares. JORNALISMO ONLINE – Matéria: o custo da permanência, da autoria de Bruno Leite, Cíntia Falcão e Diamila

A história do cinema mundial

Que tal aprender um pouco sobre A história do cinema mundial?              Jeane Ferreira da Rocha Marques A primeira exibição pública cinematográfica da história foi feita no ano de 1895, na França, pelos irmãos Lumière. Porém, essa exibição só foi possível graças a invenções anteriores ao cinematógrafo, que era o aparelho que possibilitava registrar imagens em movimento, gravá-las e projetá-las. Uma das invenções antecedentes foi a lanterna mágica, criada pelo alemão Athanasius Kirchner. Ela era composta por uma câmara escura que projetava, através de um conjunto de lentes e do uso da luz, desenhos pintados à mão em vidros. Geralmente as imagens mostradas pela lanterna mágica eram acompanhadas por algum narrador e às vezes também por música. Em 1877 foi construído por Charles Émile Reynaud o praxinoscópio, aparelho de formato circular que permitia a visualização de imagens, de certa forma que lhes conferia sensação de movimento. Em 1894 Thomas Edison crio