Pular para o conteúdo principal

Curso de Publicidade da UFRB organiza em Cachoeira a sétima edição do Prêmio Montezuma de Comunicação

Está marcada para o próximo dia 1º de março, a partir da 18 horas, no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal da Bahia (UFRB), na cidade histórica de Cachoeira, a sétima edição do Prêmio Francisco Montezuma de Comunicação. O evento, criado em 2008, premia anualmente os melhores produtos laboratoriais desenvolvidos em sala de aula pelos alunos dos cursos de Publicidade e de Jornalismo. A iniciativa é do curso de Publicidade e Propaganda da UFRB, através do Grupo de Estudos da Mídia (GEM).

Esta edição vai escolher as melhores peças produzidas nos semestres letivos de 2016 e 2017, nas categorias de Campanha Publicitária, Jingle, Criação para Rádio e TV, Outdoor, Anúncio Impresso e Fotografia Publicitária. Por sua vez, os estudantes de Jornalismo concorrerão em Jornalismo Impresso, Fotojornalismo, Radiojornalismo, Telejornalismo, Webjornalismo e Design Gráfico. Os professores que ministram cada uma destas especialidades fazem a indicação dos cinco melhores trabalhos do ano e, na noite de premiação, um juri composto por professores da universidade e profissionais de atuação reconhecida na área escolhem, in loco, o melhor de cada categoria.




Tradição e prêmios



A festa, que desta vez vai homenagear o cinquentenário da Tropicália, costuma ser bastante concorrida, reunindo estudantes, professores e servidores técnicos da UFRB, além da própria comunidade do Recôncavo. Pois, de acordo com o seu idealizador, professor Péricles Diniz, “tem como objetivo principal, reunir e render justa homenagem à criação e dedicação dos professores e estudantes estes cursos”. Como geralmente não há patrocínio ou apoios outros, além daqueles proporcionados pelo próprio espaço acadêmico, a premiação se vale da doação de livros de autoria dos professores do centro, bem como de outros itens oferecidos pela comunidade regional. Todos os vencedores, contudo, recebem um troféu e diplomas referentes à categoria conquistada.



Mantendo a tradição, também haverá apresentações artísticas dos estudantes, que costumam produzir espetáculos de dança e música. Os estudantes de Jornalismo aproveitam para exercitar seu aprendizado na elaboração de matérias dedicadas à divulgação e cobertura do prêmio, enquanto os discentes do bacharelado em Publicidade e Propaganda, o primeiro curso público desta profissão criado na Bahia, se responsabilizam por toda a produção, desde as etapas de planejamento e elaboração, até a apresentação do evento.

Postagens mais visitadas deste blog

Indicados em Matéria Jornalística

Saem os primeiros finalistas para o Prêmio Montezuma: por indicação do professor Carlos Ribeiro, estão concorrendo na categoria Matéria Jornalística: Catharina Arouca e Kaio Pereira - O ensino superior e as consequências para a saúde mental dos jovens. CONFIRA A MATÉRIA DE CATHARINA E KAIO.

Catharina Arouca - Expressão: liberdade ou prisão? CONFIRA AQUI A MATÉRIA DE CATHARINA.

Jamile da Silva e Jaqueline Ferreira - Genocídio da população negra e periférica. CONFIRA A MATÉRIA DE JAMILE E JAQUELINE.

Lucas Mascarenhas - Projetos sociais incentivam jovens de Cachoeira a se aproximarem da dança. CONFIRA A MATÉRIA DE LUCAS.

Magno do Rosário - Paredes pintadas do CAHL dividem opiniões.CONFIRA A MATÉRIA DE MAGNO. A VII edição do Prêmio Francisco Montezuma está marcado para o dia 1° de março de 2018, este ano o prêmio será com o tema Tropicália e será a primeira edição em que será entregue o troféu Rachel Neuberger.

Moda ou antimoda? 50 anos da Tropicália

Por: Gabriella Freitas, Janeise Santos e Bruno Brito A música brasileira pós-Bossa Nova e a “definição musical” no País estavam cada vez mais dominadas pelas posições tradicionais ou nacionalistas de movimentos ligados à esquerda, e no quesito moda, o que estava em vigor na década de 1960, era um vestuário amarrado a formas retilíneas, tons pastéis e uma cartela de cores nem um pouco ousada. Contra essas tendências, um grupo baiano e seus colaboradores procuraram universalizar a linguagem da MPB, incorporando elementos da cultura jovem mundial como o rock, a psicodelia e a guitarra elétrica. Aliado a essa nova experiência musical, os tropicalistas, como passaram a ser chamados, chocavam ao público com suas apresentações de grande apelo visual. É, que, além de transmitir a mensagem por suas letras e melodias irreverentes, os artistas tinham como intenção, desconstruir o conceito estético do belo e adotar a roupa como um prolongamento do corpo, sendo esse, um dos principais elementos d…

Inscrições seguem abertas

A professora Talyta Singer enviou uma lista com os 10 melhores trabalhos em Webjornalismo nos anos de 2016 e 2017, mas como esta edição premiará todo o período de maneira unificada, estamos trabalhando para publicar, em breve, a relação definitiva dos cinco indicados na categoria.

Como os concorrentes em Matéria Jornalística já estão definidos (confira na postagem anterior) e até o momento os professores não apresentaram suas indicações, seguem abertas as inscrições, que devem ser feitas pelos próprios estudantes, autores dos trabalhos, nas seguintes categorias:

Campanha Publicitária
Jingle Publicitário               Criação em Rádio e TV        Outdoor                                                       Anúncio Impresso                Fotografia Publicitária                    Fotojornalismo                     Radiojornalismo                         Telejornalismo                                          Design Gráfico